Defesa Pessoal.
Conceito Formal – Defesa Pessoal é o conjunto de movimentos de defesa e ataque, abstraídos de um ou mais estilos de Artes Marciais, que objetivam promover a defesa pessoal própria ou de terceiros, conjugando, ao máximo, as potencialidades físicas, cognitivas e emocionais do agente.
Qual a melhor técnica para Defesa Pessoal?
Visto a enorme gama de artes marciais e esportes de combate hoje existentes, muitas dessas que poderiam ser utilizadas para defesa pessoal, se prendem a aspectos esportivos, deixando de lado sua origem e objetivo primário que é a sobrevivência perante o inimigo, acabando desta forma totalmente com sua efetividade em situações reais.
Por que praticar Defesa Pessoal?
Quando se fala em Defesa Pessoal, uma das primeiras coisas que nos vem à mente é a pergunta: “Por que praticar Defesa pessoal?” Embora óbvio, merece uma resposta elucidativa:
1º) Defesa Pessoal Própria ou de terceiros – Ao praticar uma Arte Marcial de Defesa Pessoal, se adquire, ao longo do tempo, conhecimento e habilidades suficientes para fazer frente contra agressões à mão livre ou armada, ampliando a possibilidade de êxito na preservação de nossa integridade física ou a de terceiros, em situações de risco real contra violências de qualquer natureza.
2º) Desenvolvimento Físico – É um dos primeiros e grandes benefícios que vamos obter praticando Defesa Pessoal, pois é uma atividade eminentemente prática, que requer um trabalho físico coordenado e adequado a cada praticante, voltado às exigências motoras de cada técnica, resultando no desenvolvimento de habilidades, voltado a otimizar todo o potencial de cada praticante, nos mais diversos aspectos, tais como; condicionamento aeróbio, alongamento, flexibilidade, agilidade, força, coordenação motora, etc.
Observação:
A falta de exercícios físicos predispõe à obesidade, a um envelhecimento, a uma hipertensão arterial, deficiência circulatória, menos ventilação pulmonar, cansaço ao menor esforço físico, conduz a flacidez muscular, degeneração das células e sérios prejuízos à coluna vertebral, além de acúmulo de toxinas no organismo e deterioração do organismo, tornando-o mais vulnerável às moléstias e distúrbios funcionais e emocionais.
3º) Desenvolvimento Mental e Emocional conta muito, a Defesa Pessoal só pode ser aplicada por alguém que saiba as técnicas funcionais para uma Defesa efetiva, alguns praticantes sabem algumas técnicas de Defesa Pessoal sem denegrirmos nenhum estilo marcial, mas qual é a técnica efetiva que posso aplicar na rua sem me tornar um agressor também, hoje existem leis pesadas sobre agressão, mais ainda sabendo que você é um praticante de arte marcial.
O praticante deve ser treinando para Defesa Pessoal, além de qualquer estilo marcial praticado, deve passar por um processo de aprendizagem, técnica, teórica, prática e psicológica. O praticante de Defesa Pessoal deve mostrar total tranquilidade nas técnicas, buscando sempre ser o mais natural possível, para não esboçar qual atitude a o agressor, pois é sua vida que está em jogo, nunca citamos à violência, sempre buscaremos recursos psicológicos para resolver uma situação de risco, só em caso de última necessidade que você obterá a sua reação extrema, por isso deve ser treinada a sério qualquer técnicas de defesa pessoal, se tornando um elemento natural do seu corpo. Por isso o treinamento é importante para o psicólogo do praticante 90% mente 10% corpo.
Defesa Pessoal e seus benefícios:
Através da prática de defesa pessoal, o praticante, concomitante ao desenvolvimento físico, irá definir e reforçar atributos de personalidade, tais como capacidade de decisão, resistência à frustração, perseverança, humildade, persistência, enfim valores e princípios úteis e decisivos para o sucesso em qualquer atividade profissional. Em outras palavras, a Defesa Pessoal contribui para um amadurecimento sadio e sólido do praticante em nível psicológico e emocional.
A Defesa Pessoal pode ser aplicada em diferentes situações tais como:
• Revista pessoal;
• Abordagens;
• Contenção com o uso da força;
• Algemação;
• Condução de detido;
• Defesa contra as agressões mais comuns (empurrão, pegada na mão, no pescoço, soco, chute, etc.);
• Defesa contra tentativa de desarmamento;
• Defesa contra ataque com arma branca;
• Defesa contra ameaça com arma de fogo.
Venha praticar Defesa Pessoal e além de se Defender de situações de riscos aprender índole marcial que falta muito nos dias de hoje, faltam princípios e aqui você vai encontrar isso.
À simplicidade sempre é mais nas técnicas de Defesa Pessoal.
E-mail:
erikursaoselfdefensetactical@gmail.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário